[GTER] Entendendo bloqueios, SPAM, ...

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Jul 19 22:13:09 -03 2007

Para este caso específico o bloqueio do domínio inteiro é
desnecessário, pode-se bloquear apenas uma URL específica. Resolva o
IP do domínio em questão e redirecione qualquer solicitação para (a
porta 80 d)este IP para uma máquina que fará a filtragem da url.
Verifique sempre os endereços cadastrados para removê-los quando
estiverem limpos.

Mas seja low profile com esta abordagem pois se descobrirem que está
filtrando url logo surgirão inúmeros "pedidos de modelo" solicitando o
bloqueio desta ou daquela url e sua infra-estrutura terá que ser maior
do que desejava.

No entanto existem casos onde o domínio inteiro está comprometido e o
cracker usa o domínio para fazer fast-flux. Isto poderia ser tratado
nos registros ao verificarem comportamento anômalo (servidor de dns
mudando muito frequentemente) ou ao serem acionados. Mas pelo que
verifiquei muitos registros não fazem nada ao serem contactados, seja
por preguiça ou porque não são obrigados.

Na minha opinião, devido ao crescimento deste problema, os provedores
deveriam filtrar estes domínios no próprio servidor de DNS. E quem
sabe redirecionar toda requisição direcionada à porta 53 para seus
próprios servidores DNS.