[GTER] Rede Linux, permissões, grupos e usuários

Gustavo Gonçalves gustavo at fundacaoaprender.org.br
Thu Jul 19 14:15:49 -03 2007

Amigos da lista,

Administro uma rede Linux, e estou com o seguinte problema, que para
explicar apresento um ambiente hipotético parecido com o que tenho aqui na
empresa.

Tenho um servidor de arquivos com linux. Neste servidor, tenho a seguinte
estrutura de diretórios:

/dados/administrativo - rwxrwxr-x - grupo: administrativo
/dados/financeiro - rwxrwxr-x - grupo: financeiro
/dados/diretoria - rwxrwxr-x - grupo: diretoria

Compartilho estes diretorios, via NFS, com os seguintes usuarios:

gustavo - grupo principal: administrativo
julia - grupo principal: diretoria
thiago - grupo principal: financeiro

Então como pode ver pelas permissões, cada usuário pode escrever no
respectivo diretorio do grupo, e podem ver os diretorios dos outros grupos.
O problema surge quando quero definir a segunite regra: O usuário "julia"
também vai poder escrever nos diretorios dos grupos "financeiro" e
"administrativo". Neste caso então, eu coloco a julia também nos dois outros
grupos, isso resolve o problema da julia poder escrever nestes outros
diretórios.

Ai que vem o problema: quando a julia escreve no diretório administrativo ou
financeiro, o arquivo que ela cria é do grupo diretoria e os usuários que
fazem parte do administrativo e do financeiro não conseguem escrever neste
arquivo criado pela julia.

Sei que há um comando chamado "newgrp" que muda temporariamente o grupo
principal do usuário, sendo assim, se antes da julia escrever no diretorio
financeiro ela chamasse "newgrp financeiro" o arquivo que ela criasse seria
do grupo financeiro e não haveria problema... Mas não posso exigir isso de
um usuário da empresa que nunca vai mecher no terminal.

Alguém pode me ajudar?

Abraços

--
Gustavo H. de A. Gonçalves