[GTER] Solução de Proxy

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Sat Jul 14 18:55:08 -03 2007

On 7/14/07, Fabrício Fadel Kammer <ffkammer at conchalnet.com.br> wrote:

> Todos meus cliente possuem IPs roteáveis para internet. Hoje o hit de
> nosso servidor squid está bem acima de 20%, fican em torno de 42% (média
> diária registrada pelo mrtg), já a economia de banda não é de 20% de
> nosso link, mas algo em torno de 10%. Particularmente considero este
> percentual muito interessante, levando-se em consideração o valor que
> pagamos de cada Mbps, além de agilizar a navegação de nossos clientes.

Se o last-mile é instável (com perda de pacotes ou latência variando
muito), como nas conexões por rádio e discada você também pode
aumentar o troughput pois restringe o reenvio  e influência do RTT
instável apenas a um pequeno trecho controlável.

Se o tráfego é apenas web, como de alguns provedores de rádio e
empresas, você pode diminuir os problemas de saturação do link
configurando o proxy para ficar abaixo deste limite diminuindo as
perdas de pacote no link.

Você pode também fazer níveis de proxy dando menos prioridade para
propaganda e downloads pesados.