[GTER] Solução de Proxy

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Sat Jul 14 11:16:21 -03 2007

On Sat, 14 Jul 2007, Fabrício Fadel Kammer wrote:

> Como fazer isto que o amigo tá querendo utilizando BSD? Há como fazer os
> usuários sairem com seus IPs para internet utilizando FreeBSD+Squid?

não tenho a menor idéia e só iria pesquisar se precisasse, mas se o linux
faz, *BSD também deve fazer. agora, sinceramente, a economia de banda de
squid é pouca, hoje em dia dá menos de 20% de HIT, só mesmo em escalas
muito grandes é que vale a pena.

note que os endereços dos clientes tem que ser roteáveis na internet,
senão não tem caminho de volta e a coisa morre no segundoo passo do 3-way
handshake.

então, considerando que a vantagem é pouca e os clientes já estão na
internet mesmo, eu os deixaria navegar sem qualquer proxy. a não ser que
se queira proibi-los de aceder a determinados sítios, usando o squid como
polícia.