[GTER] Dampening: ainda faz sentido ?

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed Jul 11 20:51:07 -03 2007

Raniery,

On Wed, Jul 11, 2007 at 04:51:10PM -0300, Raniery Pontes wrote:

> Pessoal,
>
>   recentemente tive acesso a um documento da RIPE (ripe-378), bem
> conciso, que em resumo dizia algo como: "dampening foi bom um dia, mas
> hoje ele causa mas dano que benefício. Recomendamos que se desabilite o
> dampening". Vide http://www.ripe.net/ripe/docs/ripe-378.html

Não sei se foi na NANOG que você viu isto, mas recentemente este
assunto circulou por lá devido a problema que eles tiveram na rede do
último evento [1].

> Gostaria de saber o que vocês acham disso. Quem roda BGP está com
> dampening habilitado e nem quer mexer nisso ? Ou só nós é que perdemos o
> bonde e ainda estamos com isso configurado ? ;);)
>
> Estamos analisando esta questão aqui na aqui na RNP e o feedback do
> grupo é sempre bem vindo.

Nós temos isto habilitado e até antes do thread acima não tínhamos
motivo algum para remover.

Depois destes fatos e analisando o material que existe acho que o mais
sensato mesmo é parar de aplicar dampening como recomendado.

> Raniery

[]s
Fred

[1] http://www.merit.edu/mail.archives/nanog/msg01238.html