[GTER] Balanceamento

Renato Frederick frederick at dahype.org
Mon Jan 22 14:19:17 -02 2007

Publique www.site.com.br com 3 registros.

Cada consulta do cliente irá retornar um dos 3. Em caso de falha de um link
1/3 das solicitaçoes será descartada em prol dos outros 2/3. Isso é
intrínseco dos browsers.

Mas isso não fará balanceamento eficaz. Caso 1 link esteja 80% ocupado e os
outros 2 somente 10% isto não garantira que cada um fique com uso igual.

Para este tipo de balanceamento é necessário ser um sistema autônomo,
rodando OSPF por exemplo ou outros protocolos link-state em comum acordo com
as 3 operadoras envolvidas.

Para balanceamento de saída existem algumas soluçoes("porcas" em minha
opinião), como round-robin do ipf, route-to do iptables/ipfw, mas nenhuma,
por ser link-state garante que a saída esta balanceada conforme a latência e
ocupação do link.

Abraços.