[GTER] BGP - Ambiente de ensino

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Wed Jan 10 21:19:49 -02 2007

Por que não usar VMWare Server com os servidores e o "software" para emulação dos roteadores (por exemplo, os Quagga/Zebra)? Assim, você não precisa ter muitas máquinas físicas (e acho que, para esse laboratório, as máquinas virtuais não precisam ser gigantescas...).

Abraços,

Marlon Borba, CISSP
Técnico Judiciário - Segurança da Informação
TRF 3ª Região
(11) 3012-1683
--
Segurança é um processo, não um produto.
-- Bruce Schneier
Pessoal,

Muito obrigado pelas respostas. Alguns comentários:

Para ministrar a matéria de DNS, eu monto um laboratório refletindo a
estrutura que temos no ICANN (root, designações, etc). O resultado
ficou muito bom, sendo didaticamente ótimo para o ensino. A minha
idéia é montar uma 2 redes em um laboratório, sendo que cada uma
possui o seu AS; posteriormente ativar o BGP.

Por exemplo: rede A (5 estações) AS XYZ / rede B (5 estações) AS ABC

Usando os emuladores, eu consigo implementar uma estrutura desta forma
? Acredito que assim fique bastante didático. Fico preocupado em usar
emuladores, principalmente pelo licenciamento IOS e pelas limitações
(os alunos se preocupam mais em entender o emulador que a matéria em
si).

[]'s !

Weber Ress