[GTER] BGP - Ambiente de ensino

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jan 10 22:29:40 -02 2007

On Wed, 10 Jan 2007, Weber Ress wrote:

> Para ministrar a matéria de DNS, eu monto um laboratório refletindo a
> estrutura que temos no ICANN (root, designações, etc). O resultado
> ficou muito bom, sendo didaticamente ótimo para o ensino. A minha
> idéia é montar uma 2 redes em um laboratório, sendo que cada uma
> possui o seu AS; posteriormente ativar o BGP.

sugiro você montar não duas, mas três redes ligadas em linha, para mostrar
como a do meio pode prover trânsito para as outras duas. note que cada
"rede" só precisa ter uma máquina.

ter uma quarta rede pode ser interessante para demonstrar a tolerância a
falhas, num arranjo assim:

a----b
|    |
|    |
c----d

arranje as métricas (uns prepends) para que o caminho preferencial de a
para d passe por b. corte a ligação entre a e b e veja instantes depois o
tráfego passando por c.

fiz algo parecido aqui há alguns anos e foi um sucesso.