[GTER] "Quis custodiet ipsos custodes"

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Wed Jan 10 14:42:29 -02 2007

On Wed, Jan 10, 2007 at 02:03:41PM -0200, Alberto Courrege Gomide wrote:

> Também deixo aqui meu voto de louvor ao texto. Só me parece que o problema
> aqui é mais "direitos autorais" que censura. A alegação central é "vídeo não
> autorizado" e não "vídeo pornográfico".
> A*e

Opa, bom ver você por aqui, Gomide.

Na verdade o caso é de direito à privacidade e à própria imagem. É certo
que os vídeos violam os direitos autorais de alguém, mas esse alguém
aparentemente não se manifestou (pelo menos nesse processo).

Eu acho que falar sobre censura é apropriado porque seria impossível o
youtube bloquear as multiplas cópias do video sem fazer análise prévia
de cada vídeo. Se isso é imposto pelo governo, é censura, sim. E já que
o youtube (e os usuários) foram punidos por não ter feito isso, acho que
se aplica, sim.

Não acho que seja muito diferente de uma situação na qual a Fapesp nos
velhos tempos fosse processada por causa da usenet, por, digamos,
espalhar calúnias postadas em um newsgroup.

Andre