[GTER] Ferramenta de SLA - Disponibilidade de Rede

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Wed Jan 10 14:35:37 -02 2007

ois,

Aqui usamos o mon[1], e uma ferramenta desenvolvida em casa que chamamos
de "slass"[2] - SLA simple system. O mon quando detecta falhas
gera "tickets" (um simples arquivo contendo o host, timestamp, e
queda/retorno) que são lidos pelo slass. O slass gera eventos que devem
ser "fechados" pelo operador indicando a natureza da falha (queda de
luz, rompimento de fibra, etc) e se o evento foi programado ou não. Por
fim o slass é capaz de gerar relatórios com a disponibilidade do host
no periodo que vc quiser, considerando ou não as paradas programadas.

Se não quiser usar o mon (embora eu recomende fortemente), vc pode usar
o nagios.

[1] http://www.kernel.org/pub/software/admin/mon/html/
[2] http://slass.sourceforge.net/

On Wednesday 10 January 2007 13:56, Tasso Faria wrote:
>  Acho que vamos testar o Zabbix...
>
>  On 1/10/07, Fernando Patzlaff <patz at patz.inf.br> wrote:
>  > Professor ... ;)
>  > com freesoftware usamos MRTG e Zabbix.
>  >
>  > T+
>  >
>  > ------------------
>  > Fernando Patzlaff
>  > -----------------
>  >
>  > Tasso Faria wrote:
>  > > Pessoal,
>  > >
> [...]

Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br

  There once was a master programmer who wrote unstructured programs. A
novice programmer, seeking to imitate him, also began to write
unstructured programs. When the novice asked the master to evaluate his
progress, the master criticized him for writing unstructured programs,
saying, ``What is appropriate for the master is not appropriate for the
novice. You must understand the Tao before transcending structure.''
						The Tao Of Programing