[GTER] "Quis custodiet ipsos custodes"

Ana Cristina Almeida acrdutra at prolink.com.br
Tue Jan 9 10:51:02 -02 2007

Concordo em número, gênero e grau.

Daqui a pouco, como alguém disse aqui na lista, estaremos iguais à
China.

Eu estou impressionada com o descaso da comunidade de usuários da Internet.

Pelo que me consta na Constituição Federal, o YouTube deveria pagar uma
indenização,

caso fosse comprovada sua culpa, e somente, depois de ter sido dada a ele o direito

de ampla defesa.

Isso só demonstra que são poucas as pessoas do Poder Legislativo que
entendem

de tecnologia Web e de como funciona a Internet.

Abs a lista,

Ana

> "Quis custodiet ipsos custodes"

> Nós já percebemos o que está ocorrendo, e parece que
não aprendemos

> antigas lições. Num passado não muito distante já
assistimos a

> restrição à liberdade de informação, e sabemos
que isto nos maculou

> de modo indelével, particularmente aos Brasileiros. Ainda que a

> divulgação de vídeos do YouTube possa eventualmente afrontar a

> suposta moral de alguma população - ou violar um interesse particular

> como é o caso - a restrição da liberdade de
informação agride, oprime

> e ridiculariza toda uma Nação.

> Ainda que, por vezes e num primeiro momento, isso possa parecer

> imperceptível, os estragos são sentidos a longo prazo. Hoje
determina-

> se o bloqueio de uma rede de informações e amanhã o que
estarão

> fazendo? Queimando bancas de jornais, abatendo homosexuais,

> marretando roteadores ou atacando infra-estruturas de redes? Não faz

> muita diferença nos dias atuais. Fisicamente são ações
diferentes,

> contudo, moralmente, não possuem distinção alguma.

> Censura é inimiga do estado de direito, nas nações ditas

> civilizadas. Combina mais com regimes ditatoriais, os quais sabem

> muito bem que o controle da informação é um meio efetivo de

> perpetração do poder. Poder qual seja: político, financeiro,

> intelectual, religioso ou moral. Escolha-se.

> A manutençãp da nossa cidadania e de nossos direitos repousam sobre

> os meios de informação, incluindo atualmente a Internet e tudo aquilo

> que dela vem ou advirá.

Devemos usar toda a coragem ao nosso alcance