[GTER] youtube

Daniel França dfranca at gmail.com
Mon Jan 8 20:39:47 -02 2007

*Depois da Brasil Telecom, Embratel deve suspender acesso ao YouTube*

Cecília Castro
Do CorreioWeb

*08/01/2007
18h27*-Os usuários do YouTube poderão ter mais uma surpresa em breve. Assim
como a concorrente Brasil Telecom, a Embratel deve acatar nos próximos dias
a decisão da Justiça e bloquear o acesso de seus assinantes ao site de
vídeos. A restrição pegou milhares de internautas de carteirinha de
surpresa. Desde a última sexta-feira, os cerca de cinco milhões de
assinantes da Brasil Telecom estão com o acesso ao endereço proibido. O
motivo foi a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que manteve
restrição, divulgada nesta última terça-feira (2), ao acesso dos internautas
brasileiros ao YouTube.

A polêmica começou quando foi divulgado através do site um vídeo da modelo e
apresentadora Daniela Cicarelli fazendo sexo com o namorado Renato Aufiero
Malzoni Filho. O cenário foi uma praia no sul da Espanha. A sentença deixou
os usuários revoltados.

O analista de comunicação Marcus Carvalho conta que no sábado pela manhã
percebeu que não podia trabalhar em nenhum de seus blogs, um de comunicação
e outro de marketing. "Me senti prejudicado com a decisão, meus vídeos são
hospedados no YouTube com isso meus blogs ficarão fora da internet", se
indigna. Marcus conta que alguns amigos dele, clientes da GVT e Net, estão
conseguindo acessar o YouTube.

Assinantes da Globo também se sentiram prejudicados. O empresário Leonardo
Bittencourt defende que a população é que deveria ter levantado uma ação
contra Cicarelli. "Ela e o namorado é que desrespeitaram as pessoas com
aquelas cenas em lugares públicos. Deixaremos de assistir aos vídeos legais
e divertidos por uma atitude irresponsável desse casal", diz indignado.

Segundo o assessor de imprensa da Brasil Telecom, César Borges, o não
cumprimento da ordem judicial pelo Youtube em tirar o vídeo de Cicarelli de
circulação em setembro passado causou o transtorno. Já a assessoria de
imprensa do Youtube discorda. A empresa afirma que obedeceu a decisão, só
que ela não pode controlar portais gratuitos que copiam os vídeos e divulgam
na Internet.

A Embratel afirmou nesta segunda-feira ter sido notificada e que cumprirá em
breve a decisão. A Telecom Itália também respeitará a sentença. No entanto,
o ofício deveria ter sido enviado à empresa Lanautilus (responsável pela
internet da Telecom Itália) mas foi encaminhado à Telecom Itália. O reenvio
já foi solicitado e a empresa então poderá cumprir a ordem judicial. No
Brasil, se a sentença for acatada por todas as empresas serão cinco
companhias sem acesso ao YouTube; a Brasil Telecom, a Telefónica
Internacional, a Telecom Italia, Global Crossing e a Embratel.