[GTER] Whois e o Servico de disponibilidade de dominios

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Feb 20 17:55:58 -02 2007

On Tue, 20 Feb 2007, Mauro Cleffs Figueiredo wrote:

> Eu acho que seria mais do que normal exigir que todos que lidassem com
> registro de dominios tivessem sua Ceritificacao digital.

que tendência incrível temos de "solucionar" tudo pela burocracia!
certificado digital resolve coisa alguma, a história tem mostrado que não
é difícil, com um pouco de "engenharia social" obter certificados fajutos
assinados pelas certificadoras. vale lembrar o mané que conseguiu dois
certificados para assinar software em nome da Microsoft com não mais que
um par de telefonemas. Certificado Digital? não, obrigado.

olhando para o problema: temos que disponibilizar um conjunto mínimo de
informações sobre redes e domínios para administradores, porém também
queremos que esses mesmos dados não caiam nas mãos de spammers.
sinceramente acho essa uma missão impossível, simplesmente porque a
intersecção entre administradores e spammers é não nula.

acho que o 'whois' do jeito que está já está com sua função prejudicada. E
não dá para ficar sem ele, nem colocar restrições burras em seu acesso. E
não é só o 'whois', há trocentas outras bases abertas onde endereços podem
ser coletados. então, paciência, ruim com o 'whois', pior sem ele.