[GTER] Whois e o Servico de disponibilidade de dominios

Luiz Otavio Souza luiz at visualconnect.com.br
Mon Feb 19 09:55:38 -02 2007

Aristeu Gil Alves Jr escreveu:

> Muito bons os links, Leandro. Esta seria a solução mais facil contra
> bots fazendo colheita, junto com tarpit, pena serem tão fracos. E
> quanto melhor o CAPTCHA, pior a leitura do usuário. O último link,
> então, fala mal de todos. O unico bom é o dele - quase ilegível em sua
> ultima versão.
>
> A solúção melhor é clara, obrigatoriedade de registro e certificação
> digital, como sugeriu o Marlon.
>
> Mas ai cairemos naquele velho entrave: "Estão impedindo a inclusão digital..."

Mais cedo ou mais tarde alguem vai ter que arcar com esse onus... eu
ainda acho que as instituições bancarias são as mais atingidas pelos
problemas do "acesso anonimo", mas se nem eles tomam providencias,
imagine nós, (verdadeiros) pobres mortais.

Pior do que isso é receber informações sobre a sua conta bancária num
e-mail sem qualquer tipo de assinatura digital e ainda dizem que isso é
comodidade (e segurança).

O pessoal do ramo de seguros também vê na certificação digital a solução
para os problemas burocráticos (as apólices precisam ser impressas para
serem enviadas aos clientes, os dados dos clientes precisam seguir em
formulário assinado pelo próprio cliente para avaliação dos riscos por
parte das seguradoras), mas também não querem arcar com o onus do
certificado do cliente que em vários casos representa até 50% do valor
do seguro.

Enquanto não houver certificação digital disponivel para todos,
continuamos pseudo-identificados no mundo virtual (no mundo real as
"autoridades" não me permitem andar sem documento)... Se tem alguem
impedindo a inclusão digital não somos nós...

Att.,
luiz