[GTER] Res: Monitoramento Real-Time de links WAN

Livio Zanol Puppim livio.zanol.puppim at gmail.com
Thu Dec 6 17:54:17 -02 2007

Hola!

Desculpem pela demora, mas to muito enrolado no trabalho. Deu pra termina a
página para monitorar em tempo real uma interface de um host qualquer...

Precisa de:
        PHP com suporte as funcões SNMP (http://br2.php.net/snmp).
        RRDTool versão 1.2.15 ou mais
        Um servidor HTTP.

foi testado em uma máquina com Debian etch, apache 2.2.3, net-snmp 5.2.3 e
PHP 5.2.0-8+etch7.

Para funcionar tem que fazer o seguinte:

- Pegar o arquivo php, colocar em algum local para acesso via HTTP.
- Editar o arquivo modificando a parte "//********************* CHANGEABLE
VARIABLES *********************" colocando a community default de snmp, os
diretorios temporarios e o caminho do executavel do rrdtool (caso não esteje
no path).

depois é só acessar o php sem passar parametros.

Obss.:
-> Verifiquei que os OIDs de máquinas windows são atualizados de 5 em 5
segundos(aproximadamente) o que inviabiliza o monitoramento de um em um
segundo, se for o caso, monitore o switch.
-> É MUITO IMPORTANTE que voce defina uma comunidade padrão, e coloque a
página em um acesso restrito e com criptografia (principalmente se uma
comunidade diferente da padrão for usada, pois ela é passada por parametro
para a página em PHP).
-> quando o gráfico esta sendo atualizado de um em um segundo, o uso de CPU
da máquina em que a pagina está pode aumentar em até 10%.
-> Não considere isso como uma ferramenta de monitoramento, mas sim como uma
ferramenta de diagnósticos de problemas e analise de comportamento. Para
verificar rejadas de tráfego, erros, etc...

Atualmente há alguns erros na página, como por exemplo o aumento do uso de
memória RAM em uma estação que está visualizando o gráfico através do
navegador Firefox, e a recriação do arquivo RRD sem necessidade. Em um
futuro próximo (ou não) estes erros serão corrigidos.

Versões futuras terão:
   -> Criação automática de gráfico BECN e FECN para PVCs de frame relay
(como já tem aqui na empresa).
   -> Possibilidade de criação de gráficos com OIDs genéricos

*Qualquer erro reportado, sugestão e/ou crítica será muito bem recebido!* :)
Qualquer duvida me falem

[]'s

Lívio Zanol Puppim