[GTER] Avaliação de qualidade VoIP

Eduardo Bastos elbastos at gmail.com
Fri Apr 27 10:44:44 -03 2007

Olá Antônio,

        Você já pesquisou a respeito de PESQ  (Perceptual Evaluation of
Speech Quality)? É um teste menos subjetivo do que o MOS (e com limitações,
é claro) desenvolvido pelo ITU-T na recomendação P.862. Eu orientei um
trabalho que utilizava esta metodologia para testes entre duas soluções VoIP
GPL (uma delas, baseada em Asterix). O site do ITU-T disponibiliza o
código-fonte em C e também as amostras de sons que devem ser utilizadas para
se chegar ao escore do método.

        Espero ter ajudado,

        Eduardo Bastos