[GTER] iSCSI ou NFS ?

Cristiano R. Maciel cristiano.maciel at inovatelecom.com.br
Mon Apr 23 10:03:34 -03 2007

Olá,

eu estou fazendo um estudo para o projeto de um novo cluster onde estou
pensando em utilizar iSCSI ao invés de NFS também, bom, tem um porém, o
NFS trata os dados por arquivos enquanto o iSCSI os trata a nível de
bloco e exige um sistema de arquivos com locks globais ou distribuídos,
como você está querendo montar o diretório /home dos usuários que seria
um sistema de arquivos compartilhado entre os nós você precisaria deste
sistema global de locks, pois se um usuário logar em dois terminais e
acessar os mesmos arquivos pode haver uma corrupção dos dados, um
sistema de arquivos que você pode utilizar é o GFS (da RedHat).
Eu li em um benchmark que o iSCSI é muiiito mais rápido que o NFS e
quero testá-lo, como meu cluster terá apenas 14 nós, acredito que não
terei problemas de performance por causa da concorrência ao sistema de
locks, mas com 200 estações, quem sabe?! Acho que o negócio é testar.

Abraços