[GTER] problemas com SPEEDY ? - solucionado, ou quase.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Apr 13 12:52:46 -03 2007

On Fri, 13 Apr 2007, Orlando Tempobono - Nipotech wrote:

> 	Por outro lado realizamos aqui em nossa empresa uma série de testes
> e detectamos que servidores DNSs corretamente configurados não causavam tal
> efeito indesejado, gostaria de abrir a discussão neste sentido para que
> possamos melhorar a qualidade da resolução de nomes na rede, ou pelo menos
> nos sites que gerenciamos, para checar se seu dns está realmente correto,
> uma dica de ferramenta de testes é o site www.dnsreport.com Um exemplo para
> um dominio que está configurado corretamente e que não estamos tendo
> [...]

negativo. testei com alguns dos meus domínios, recebi 'all lights green' e
mesmo assim tenho problemas de resolução via speedy, de modo que são sim
os servidores da telefonica que estão bichados.

uma coisa que observei é que domínios muito visitados costumam ter
resposta boa, domínios "menores" não, o que indica que o cache deles
funciona bem mas as interrogações recursivas, não.

o jeito é mesmo ter seu próprio servidor de nomes e não depender desses
caras. os provedores que "vendem" speedy também deveriam configurar
servidores para seus clientes. a propósito, existe bind para windows, de
modo que não é preciso ter uma máquina Unix para isto.

estou agora em um cliente que usa speedy, estava sofrendo a bessa com o
DNS e agora está feliz da vida usando (pasme) meu iBook como servidor!