[GTER] Bloqueio porta 25

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Apr 13 09:56:43 -03 2007

On Thu, 12 Apr 2007 davids at vidi.com.br wrote:

> Nesse caso, como ficam os clientes que utilizam programas mail client (Eudora,
> Thunderbird, etc) que conectam-se legitimamente com outros domínios?

usam a porta 587/tcp (submission) que é a porta apropriada para submissão
de e-mail, com nome e senha, que é como se deve fazer. todos esses
programas são configuráveis tanto para designação da porta quanto de
credenciais para autenticação.

a porta 25 é para transporte, isto é, para um MTA falar com outro.

eu parabenizo a iniciativa de vedar o uso de 25/tcp a não ser para relays
de e-mail bem controlados. é a única saída efetiva contra os spambots.