[GTER] Controle de acesso à Internet em escolas

Ricardo Makino ricardo_nobu at yahoo.com.br
Thu Apr 12 20:02:09 -03 2007

Boa noite Liane,

Eu ja utilizei em uma instituição que eu trabalhei a solução da Brma que tem muitas opções de relatórios, bloqueio de portas, bloqueio de aplicações (msn, emule, p2p e etc) e também a facilidade de criação de usuários e gerenciamento de grupos de acesso.

Agora na instituição que eu trabalho atualmente nós utilizamos um squid com iptables,  você pode fazer uma política totalmente restritiva e ir liberando os sites da maneira que o Edison falou, ou também pode ir pegando biglists e com o tempo gerenciando ela, aqui não tenho grandes problemas com isso, nosso maior problema é o acesso a web messenger, pois cada vez que você restringe um endereço aparece outro.

Edison Bortolin <edison at coslinux.com.br> escreveu: Liane,

Eu resolvi esse problema utilizando squid + squidguard.

Eu baixei as classificações de uma biglist pública da internet que
resolveu bem o meu problema. Essa biglist classifica razoavelmente bem
os sites e funciona perfeitamente com o squidguard.

O inconveniente é que tem alguns sites da biglist foi classificado
errado. Para resolver, eu fiz uma página em php e redirecionei o
squidguard para essa página. Se o usuário não concordar com o bloqueio
ele pode solicitar o desbloqueio informando o motivo. A solicitação é
então encaminhada para a pessoa responsável e ela então gerencia a
whitelist via uma interface web. Dessa forma, quando a biglist for
atualizada, você não precisará remover novamente os sites classificados
inadequadamente, bastará apenas fazer backup da whitelist.

Como ferramenta de relatórios eu utilizei o mysar.

A escola está muito contente com o resultado!

Espero ter ajudado!

Edison