[GTER] Bloqueio porta 25

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Thu Apr 12 16:50:46 -03 2007

Walfred Anez Mergado wrote:
> Amigos,
> preciso subsidiar a idéia do bloqueio definitivo à porta 25 para assinantes domésticos com o objetivo de diminuir as atividades de SPAM.
> Entretando o marketing da GVT gostaria de ter uma idéia da receptividade e implementação desta idéia entre os ISPs do nosso mercado e exterior.
> Eu gostaria de receber a informação de qual provedor já implementou esta idéia ou se há planos e datas para sua viabilidade.
> [...]

Bellsouth, dependendo da Regiao, implementa ja a uns dois anos, voce
pode querer dar uma pesquisada por ai.
Aparentemente nao era uniforme por estado/condado (conheco pessoas de
cidades proximas que nao tinham sofrido o bloqueio), nem por classe de
servico (este mesmo usuario era do mesmo 'degrau' de DSL que eu tinha na
epoca).

Uma coisa que eles NAO fizeram certo a meu ver e' documentar
proativamente e direito isto na pagina deles, para permitir o smarthost
'via' os servidores deles, o que eu creio ajuda a manter a satisfacao do
cliente (isto e', proativamente notificar via email o bloqueio, razoes e
etc, bem como mecanismo para 'continuar funcionando')

Eu ouvi falar que Comcast teria tambem isto, mas nao lembro de detalhes..