[GTER] RES: Problemas DNS Speedy novamente

Paulo César Molina Júnior paulo.cesar at webplus.com.br
Thu Apr 12 16:33:02 -03 2007

O problema aparece quando se tenta acessar um domínio que não está hospedado
no Brasil. Vou tentar explicar.
Exemplo: façam um 'tracert locaweb.com.br' e um 'tracert google.com'
Vejam que no domínio brasileiro, vai direto do *.customer.tdatabrasil.net.br
para o servidor DNS dos IPs da locaweb.com.br.

Agora vejam o caminho que é feito no domínio estrangeiro:
Ele vai do *.bbone.tdatabrasil.net.br lá para os servidores da Telefônica da
Espanha (sim, da Espanha), por exemplo
so7-1-0-0-grtmiabr4.red.telefonica-wholesale.net (213.140.38.141). No meu
tracert, eu acessei 4 servidores da Telefônica da Espanha antes de para o
servidor DNS dos IPs do Google.
E é aqui que está o problema, nesses servidores da Espanha. Segundo meus
tracerts, eles estão com um tempo de resposta muito alto, e as vezes até
dando timeout.

A Telefônica tem que parar com palhaçada e arrumar esses servidores de DNS
dela. Está impossível navegar direito por sites estrangeiros, e como
trabalho em uma empresa de hospedagem, e nossos servidores ficam fora do
Brasil, estamos sendo muito prejudicados. Os nossos clientes que usam Speedy
estão achando que nossos servidores estão com problema, enquanto são os da
Telefônica.

Por favor, se eu falei alguma besteira, me corrijam. Não sou nenhum expert
em DNS, mas acho que meu raciocínio pode estar correto.

Paulo Molina
Desenvolvimento e Suporte

Webplus Internet
+ 55 (17) 3234-3500