[GTER] Roteamento através de dois links

Gilberto Villani Brito linux at giboia.org
Wed Apr 4 18:26:31 -03 2007

On 04/04/07, Márcio <marcio.mendonca at terra.com.br> wrote:
>   Boa tarde aos companheiros da lista
>
> A empresa onde eu trabalho possui dois links de Intemet, ambos com
> endereços IP públicos e fixos.
>
> Atualmente apenas um está em uso, pois não consegui fazê-los funcionar
> juntos.
>
> A idéia é a seguinte:
>
> Por um link deve passar o trâfego vindo da Internet destinado ao
> servidor web, servidor de email e
> servidor de bancos de dados, localizados na rede interna, atrás do firewall.
>
> O trâfego proveniente da rede interna, originado pela navegação dos
> funcionários, deverá sair pela
> [...]

Olá Márcio;
Esse modo de trabalho é possível sim, você tem 2 links de 2 operadoras
distintas??
Se for isso, cada operadora tem a rota para o seus ips reais, por isso
o destination nat mantem como esta. O source nat deve ser feito usando
o ip correto e recomendo usar o iproute2 roteando por origem.
Crie um outra tabela de roteamento tendo link2 como default gateway e
coloque os ips dos servidores para respeitar essa tabela.
http://www.giboia.org/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=5

Abraços
--
Gilberto Villani Brito