[GTER] Controle de banda - Trafego Bittorrent Criptografado

Tukso Antartiko tuks at linuxmail.org
Fri Sep 29 20:17:07 -03 2006

(...)
>Para os tráfegos por natureza criptografados como SSH e SSL, a
>negociação os identifica também (tanto que há modulos de L7-Filter
>para eles), mas há de se verificar se os P2P não estão usando os
>mesmos parâmetros de negociação (por sorte me parece que não estão).
>Se isso acontecer, pode ser necessário usar o IP destino como
>parâmetro; por exemplo, tráfego SSL para os blocos IPs dos grandes
>bancos nacionais é algo para que o cliente espera boa performance.
>
>E em *nenhuma* hipotése use o número da porta como parâmetro. Isso não
> [...]

Quanto ao tráfego SSL ele não se restringe aos bancos deve-se considerar infinitos sites como lojas virtuais, webmail, ... Para reduzir a prioridade de tráfego criptografado o número da porta pode ser um item analisado sim, já que a maioria dos provedores bloqueia portas de serviços comuns inclusive de https.