Re: [GTER] Balanceamento de t ráfego utilizando rotas estáticas

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Sep 11 14:33:38 -03 2006

> Ainda estou utilizando a versão 10.3(6) do IOS. Chequei e não tem o "ip
> cef".

Eu sugiro fortemente atualizar o IOS... acumulados entre essa versão e
a versão 12.1 (que não é nada nova também) há um sem-número de bugs de
segurança. Isso qualifica para upgrade sem custo de licenciamento,
apenas algum trabalho de explicar todo o cenário para o suporte do
fabricante. Há porém o risco de não encontrar uma versão viável para a
quantidade de RAM e Flash disponíveis no roteador.

Poderia se desligar o route-cache como já mencionado, mas isso
reduziria a performance do roteador para algo como 800 pps,
insuficiente para uma configuração com dois links de 2 Mbps.

> influencia
>
> Entendi, mas já que a empresa que presta o serviço também está fazendo o
> balanceamento do tráfego no gráfico tanto a saída como a entrada eram
> para estar balanceadas?

O critério de balanceamento pode ser diferente e a saída parecer
diferente mesmo com balanceamento. O melhor critério para analisar o
balanceamento é o nível de descarte de pacotes, que vai perceber
congestões momentâneas no roteador, e não o tráfego medido ao longo de
5 minutos.

Rubens