[GTER] Projeto Backbone

Tukso Antartiko tuks at linuxmail.org
Fri Oct 27 21:50:09 -03 2006


Se vocês estão pensando em algo grande assim é melhor contratar a consultoria de um engenheiro de redes ao invés de mandarem mensagens para listas de discussão, por melhores que elas sejam.

Se quiserem interligar localidades em vários estados com fibra é algo muuuito caro para uma empresa só fazer. Pode-se baratear este custo se fizer com rádio, mas a (capacidade de banda / número de usuários) não tornará sua empresa competitiva, pelo menos não quando as telecoms desembarcarem com fibra/adsl na região. 

O custo inicial de alugar canais de camada 2 das grandes operadoras é menor, mas se a sua empresa não der resultado rápido este custo mensal vai pesar bastante. Fora isso que alugando estes canais você chegará apenas nas mesmas localidades servidas por estas operadoras, onde a competição é maior, portanto investimento em estrutura própria para o "last mile" é inevitável.

Se quiserem entrar no mercado de backbone minha sugestão é tentar crescer regionalmente usando rádio, pensando em usar fibra para interconectar as cidades maiores. 
Quando for usar fibra opte por usar apenas fibra já existente ou instalada em parceria com alguma empresa especializada. Incentivar uma telecom a passar fibra em determinada região onde ela ainda não existe pode ser cavar a própria cova.
Se optar por este tipo de negócio "vender banda larga" talvez não se torne seu negócio principal, mas sim vender serviços (trânsito e acesso) para pequenos provedores e algumas empresas.

Se quiser apenas "vender banda larga em vários estados", monte provedores totalmente independentes. Se eles estão conectados não importa para o consumidor que só vê a marca. O único recurso que será compartilhado é o MX, neste caso prefira instalá-lo onde a conexão seja mais barata, repassando para os demais apenas o tráfego já filtrado.
Se quiser uní-los para justificar um AS use um canal pequeno ou VPN, já que não se espera, nem se recomenda nesta "topologia", troca de tráfego além do email.

Em qualquer caso você ainda terá que contratar acesso de internet das telecoms, pois a maioria das grandes não vão querer fazer peer com você, além da necessidade do acesso internacional. Trabalhando em várias localidades diferentes, mas usando as mesmas operadoras, você pode conseguir desconto de "grande compra" mesmo comprando acesso pequeno em cada uma delas, além de desconto na camada 2 que precisar usar.

Boa sorte.

---------------
Frederico Madeira escreveu:
Boa noite lista,

Aqui na empresa, vamos iniciar um projeto para montar um backbone em
alguns estados para disponibilizar banda larga. 
Gostaria de saber se vocês poderiam me indicar alguma documentação que
mostre algumas topologias e equipamentos necessários ou ainda como
dimensionar os equipamentos de acordo com o tráfego/crescimento
esperado.

Agradeço a todos.

Fred

-- 
_______________________________________________
Get your free email from http://www.linuxmail.org

Powered by Outblaze



More information about the gter mailing list