[GTER] Redundância de serviços em dois links

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Oct 25 08:17:35 -03 2006

On Tue, 24 Oct 2006, Fernando Cordeiro wrote:

> Na empresa em que trabalho, temos serviços de internet
> disponibilizados para os associados, os quais não podem ficar fora do
> ar. Esses serviços estão disponibilizados via http em um servidor
> dentro da empresa.

aí está uma afirmação sem sentido: "não podem ficar fora do ar". a
questão, muito mal compreendida, neste caso é o quanto pode ficar fora do
ar! se não especificar isso quantitativamente, receio que nenhum projeto
realmente sirva.

> O que preciso fazer?
> Simples, no caso de queda do link principal (GVT), o link da BrT deve
> assumir e, todos os serviços devem continuar funcionando. Na teoria
> parece simples mas, isso exigirá uma série de mudanças nas
> configurações atuais as quais me trouxeram até aqui para pedir a ajuda
> dos senhores.

obtenha um número de sistema autônomo (com o LACNIC), um bloco próprio de
endereços IP, instale um 'route server' num PC rodando o quagga ou similar
e configure o protocolo BGP-4 junto com seus 'upstreams'. Se acha isso
complicado ou pouco prático, há um monte de gambiarras por aí, mas quase
todas orientadas para redundância de cliente e que não funcionam tão bem
quando o assunto é servidor.

Uma alternativa interessante é alugar espaço em um datacentre "carrier
neutral" e oferecer os serviços a partir de lá.