[GTER] FILE SERVER

Leonardo Cesar Almeida leocesarvey at yahoo.com.br
Fri Oct 13 21:17:58 -03 2006

Prezados,

O "servidor de arquivos" da empresa em que trabalho usa o Windows2003 e eu já tomei o cuidado de restringir o acesso às pastas por usuários autenticados no Active Directory.

Até aí, tudo bem... O problema é quando existem pastas compartilhadas com vários usuários e "misteriosamente", alguém apaga ou move um arquivo... Nessa hora, só o backup resolve o INCIDENTE, mas o PROBLEMA permanece porque não é identificado o autor do erro, bem como a hora e data do evento.

Por isso, entendo que essa solução não está me atendendo. Estou querendo mudar isso radicalmente e gostaria de saber se alguém conhece uma ferramenta de auditoria (free ou open source) que trabalhe no Linux com o Samba e registre um log das ações dos usuários ou das ações sofridas por arquivos.

Já me sugeriram o produto SharePoint da Micro$oft, mas ele é muito caro e não tenho informações se ele resolveria completamente esse problema...

Alguém pode dar uma sugestão ?

Desde já, muito obrigado.

Atenciosamente,

Leonardo Cesar Almeida