[GTER] Banda Garantida CIR

Helio Loureiro helio at loureiro.eng.br
Mon Oct 9 14:07:43 -03 2006

> Pelo que andei pesquisando, a CIR é a banda que a prestadora do serviço
> me garante... na maioria dos casos esta banda é de 25% da velocidade
> nominal. Sendo que o restante, os outros 75%, é conhecido como EIR...
> este último pode ser alocado para outros clientes caso haja uma
> necessidade maior. Certo? Isto acontece também para circuit DSL?
> Encontrei somente referência aos circuitos Frame-relay...

	Apesar de ADSL ser uma tecnologia que usa ATM como transporte, todas as
configurações funcionam sob modo UBR, que é exatamente o "best effort"
do ethernet.  Como as operadoras fazem uma cascata de uns mol de  DSLAM
para poderem garantir a oferta de acessos por preços módicos (ou não
tanto assim), seu link acaba passando por um gargalo na saída do DSLAM
de uplink (o que torna a oferta da operadora outra cascata).

	Se quer link com garantia, procure FR.

--
[]'s
Hélio Loureiro