[GTER] Modem ADSL que aguente link de 4MB

Helio Loureiro helio at loureiro.eng.br
Mon Oct 9 14:03:12 -03 2006

> Modens testados:
>
> Planet_4.1.0.29b (Conexant) - Primeiro para de fazer os redirecioamentos
> de porta. Desabilitei a DMZ e fiz redirecionamentos um-por-um, mas mesmo
> assim continua travando, até um momento em que nem nat do linux pra wan
> consegue fazer.
>
> Alcatel Speed Touch Pro - Acompanhando uma tabela Nat nele, chega uma
> hora em que de tantas entradas ele trava.
>
> IntelBrass gkm 1000e - Trava totalmente (mas a impressao que dá é que esse modem na verdade usa o firmware dos DSlink...).

	Os modems conexant (GlobeSpan) tem um bug na capacidade de sessões NAT
simultâneas.  Se não estou enganado, acima de 8192 sessões travam o
modem MESMO.  Não há correção já que é um equipamento para uso
residencial (leia-se balato pla calalio, em cinês).

	Alguns modems baseados em chip Texas, Siemens ou Dlink geração T
(500T, 502T, 504T, G604T, etcT) costumam rodar sobre Linux, o que
permite uma performance melhor e o fim desses bug hediondos.

--
[]'s
Hélio Loureiro