[GTER] NET Virtua - Roteamento

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Sat Oct 7 18:22:33 -03 2006

>  Alguém tem notícias de dificuldade de peering para o Virtua (região de
> Campinas) ? Pergunto porque é o segundo dia consecutivo em que ou não
> existe rota para diversos sites ou os pacotes passam por roteadores muito
> estranhos (em relação ao que era até dias atrás).

Apesar de não aparecer a Embratel nos traces que você mandou, a
Embratel tem sido cada vez mais usada pela NET, então vale observar a
possível correlação entre os problemas da NET e os da Embratel.

>  Requisições de DNS para diversos sites, principalmente do exterior, estão
> falhando aleatóriamente.

Isso já me parece um outro problema, que são os DNS resolver do
Virtua, que tem larga tradição em disponibilidade ruim.

>  E é impossível conseguir qualquer escalação através do helpdesk. Eles se
> recusam a entrar em contato com o time de operação de redes apesar de
> ontem o proprio helpdesk estar informando que havia problemas no Virtua
> uns 15min depois que liguei para eles (e tudo estava normal, só pra eles).

Ou talvez saibam que isso não resolva...

> Tracing route to www.uol.com.br [200.221.2.45]
> over a maximum of 30 hops:
>
>   1     *        *        *     Request timed out.
>   2    14 ms    47 ms    15 ms  10.13.0.1
>   3     *       33 ms    10 ms  200.174.144.7
>   4     *       85 ms    43 ms  c9060161.virtua.com.br [201.6.1.97] 5
> 51 ms    47 ms    22 ms  c9060009.virtua.com.br [201.6.0.9] 6   260 ms
> 249 ms   253 ms  gi2-2.ar5.GRU1.gblx.net [67.17.156.225]
> <---
>   7   179 ms   181 ms   115 ms  20118024241.host.telemar.net.br
> [201.18.24.241] <---

Isto é normal da GLBX: eles usam MPLS e ligaram a opção de não
decrementar TTL dentro do backbone deles.

>  Pode ser um reverso errado esse "user.veloxzone.com.br" mas, sair de um
> site nacional (virtua) para outro nacional (uol) e passar pela GLBX e por
> um user.veloxzone.... não está nada normal esse negócio. O que acham ?

A GLBX, apesar de um fornecedor de conectividade internacional, tem um
roteador instalado no Brasil. GRU é a sigla de Guarulhos, onde fica o
aeroporto internacional de São Paulo; isso aponta para a localização
desse roteador na Grande SP (talvez até mesmo em SP-Capital).

Como a GLBX é fornecedor de trânsito internacional de várias redes
brasileiras, muitas vezes seus roteadores no Brasil são o de menor
custo entre seus clientes... é o custo que os sistemas autônomos por
não adotarem políticas de peering, mas seria pior se o tráfego de fato
saísse do país.

Os reversos da Telemar são todos preenchidos por default com
user.veloxzone, mesmo IPs de infra-estrutura, IPs de conexões
dedicadas etc. Não dá para assumir nada que seja *.veloxzone como de
fato sendo do Velox.

Rubens