[GTER] BRT, Narus, Voip, P2P... mas hein?

Jose de Paula Eufrasio Junior jpejunior at gmail.com
Wed Oct 4 20:09:33 -03 2006

Então.

Já rodaram os emails alarmantes dizendo que a BrT adquiriu da narus
uma solução de identificação de protocolos. Até tá na pagina da
empresa: http://www.narus.com/customers/index.html onde eles dizem que
a BrT está com "vazamento de revenue" por causa de "unmanaged
protocols" como voip. Os emails falam de uma aparente atitude da BrT
de fazer throttling em conexões voip e p2p, envolvendo até jogos e
skype.

Pois bem, alguém analisou isso de verdade, ou só tem essa fumaceira do
email? Existe alguma forma de testar se realmente existe um throttling
ocorrendo? Claro, tudo anda lento na BrT, e a latência anda nas
alturas. Usar SSH no meu host m Dallas tem sido uma tarefa hercúlea
até durante a tarde... Mas isso pode ser por uma multitude de motivos.

Então, se alguém puder me esclarecer. Meu conhecimento de throttling e
redes não vai tão baixo pra saber se existe alguma forma de detectar
se isso está ocorrendo ou não. Tirando o óbvio (TTL, latência,
traceroutes), não tenho muito mais o que testar.

[]s

--
Jose de Paula Eufrasio Junior <jpejunior at gmail.com>
aka coredump