[GTER] Queue do qmail muito grande.

Edv edv.sp.br at gmail.com
Fri Nov 24 11:11:08 -02 2006

Vítor, meus dois dedos de contribuição:

As mensagens "failure notice", que ficam no queue do qmail, geralmente são
inseridas pq a conta "pega-tudo" está definida para a ação "devolver".

Então, quando algum spammer manda ums msg para um usuário inexistente, e
normalmente usando um domínio também inexistente, o que acontece? A conta
pega tudo padrão "devolver" não consegue encontrar o destinatário da msg
(inexistente). Resultado: msg bouncing no queue.

Experimente dar um /var/qmail/bin/qmail-qread (pode ser o ótimo qmHandle
tb), qualquer programa capaz de localizar o ID da msg. De posse desse ID
faça o seguinte:

cd /var/qmail/queue
find * -name ID_da_msg

Caso ela ainda esteja na fila, o comando vai retornar algo parecido com

info/10/ID_da_msg
mess/10/ID_da_msg

Abra o arquivo mess/10/ID_da_msg com seu editor preferido, e veja para qual
domínio essa msg foi enviada.

Aí basta alterar a conta pega-tudo do domínio em questão para a ação padrão
"excluir".

No more "failure notices"!

[]'s

Edv