[GTER] RES: Queue do qmail muito grande.

Thiago Andrade tandrade at valenet.com.br
Thu Nov 23 15:23:38 -02 2006

Trabalhei com o qmail por aproximadamente 3,5 anos... este tipo de problema
sempre me perturbou e, pelo menos na época, não encontrei uma forma de
melhorar o gerenciamento da fila pelo qmail. Na verdade sempre que a fila
enchia meu servidor morria e lá ia eu filtrar a fila com scripts. Hoje sei
que ele oferece recursos de blacklist e validação de destinatários,
experimente implementar estes controles e vc vai ter um resultado bacana.

Sem querer fazer propaganda, tem um antivírus/antispam comercial muito
bacana aqui em minas http://www.mav.com.br, ele roda com qualquer servidor
de e-mail e tem uma eficiência muito boa. Hoje por exemplo ele já bloqueia a
conexão de um host listado em blacklists antes de qlqr comando, economiza
banda e processamento.

Sds
Thiago andrade