[GTER] RES: RES: RES: Limite de conecções por equipamento ( wifi 2.4 )

Marcio de Freitas Minicz minicz at uol.com.br
Thu Nov 23 12:44:21 -02 2006

Pessoal,

A "curiosidade" sobre o limite é interessante. Sei que fazer testes
reais é estremamente difícil, mas talvez seja possível ter uma boa idéia
através de simulação. Para construir uma simulação inicialmente tenho
algumas perguntas:

- Qual a utilização média de um usuário (em bps)? Em qual direção
(upstream e downstream)?
- Qual a distribuição dessa utilização? Por exemplo, é do tipo ON-OFF,
isto é, transmite durante um tempo, depois fica em silêncio, volta a
transmitir...... Quanto tempo ON e quanto tempo OFF?
- Qual o atraso de rede aceitável pelo usuário?
- Quantos porcentos dos usuários ativos (que estão ligados) estão ativos
simultâneamente?
- Qual a distância de cada cliente até o AP?
- Qual o padrão WiFi (a, b ou g)?

Se vocês tiverem essas informações é possível "definir" um limite
(teórico ou simulado) do número de conexões de um equipamento WiFi.

Márcio de Freitas Minicz.

Shampoo Junior escreveu:
> [...]
> o que realmente pega eh o gerenciamento do rádio.. logicamente o
> gerenciamento está ligado ao processamento e memória. Estou rodando uma
> solução no meu provedor de Internet (800 clientes) e está sendo 100%
> satisfatória, que é rodar AP com base no Slackware 11, inclusive publiquei
> uma matéria recentemente no VOL. Ai vai o link:
> http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5669 , estamos
> testando inclusive um script para automatizar todo o processo de instalação,
> se pretender testar.. entre em contato q eu lhe envio! Abraços

>>> clientes