[GTER] squid x firewall

Ricardo Kleber rk at ufrnet.br
Sat Nov 18 00:47:33 -02 2006

Diego,

Talvez não esteja claro pra você o conceito de Proxy...
A função do Proxy é exatamente esta...  As conexões são redirecionadas para
ele, que intercepta, realiza a conexão de fato (ou em caso de proxy cache pode
retornar a página em cache), recebe a resposta e entrega à máquina que originou
a conexão.
O fato de ser "transparente" não é transparente para o teu firewall externo,
mas, a transparência está na intermediação independente do conhecimento ou
alterações no cliente. O IP de origem será o IP da máquina em que está o proxy
pois é quem realmente realiza da conexão externa.
Se você quer fazer alguma filtragem baseada no IP de onde partiu realmente a
conexão isso tem que ser feito antes de chegar no proxy (ou nas próprias regras
do proxy, via acl, por exemplo).

Abraço,

Ricardo Kléber