[GTER] wccp e squid

Edsongley Almeida webmaster at servpro.com.br
Tue Nov 14 15:41:41 -02 2006

Olá LDD!

Há algumas características do wccp que você pode tentar colocar na balança:
1-Balanceamento de carga- você pode ter mais de um(na verdade vários)
caches dedicados e o wccp vai balancear a carga entre eles igualmente

2-O wccp vai perceber se caso um web-cache caiu(pelo menos aqui
funciona) e ele não vai mais enviar requisições para o cache. Isso é
muito bom pois caso você tenha uma regra assim:
    $iptables -t nat -A PREROUTING --p tcp --dport 80 -j DNAT
host.squid:3128
caso a maquina que roda o squid pare então todos os clientes deixarão de
navegar.

3-Caso você tenha vários gateways para seus clientes (aqui eu tenho 5) o
seu roteador é um ponto central que da acesso a internet, seus gateways
não irao precisar fazer cache(ter squid rodando e mais uma preoculpacao)
pois simplesmente eles estarão em máquina(s) separada(s), deixando seus
gateways livres para ser o que eles são(gateways e não caches).

Bom, dependendo de seu ambiente você deve ver se ele vai ser útil ou não.

Se caso alguém da lista tiver mais algo a dizer por favor coloque.