[GTER] O paraíso dos Megalomaníacos

colognostrus_3000 at hotmail.com colognostrus_3000 at hotmail.com
Tue Nov 7 13:42:59 -02 2006

Realmente as soluções são muitas e para todos os bolsos.

Eu ví um storage bem interessante da Coreid, ele trabalha com um sistema
chamado ATA-over-ETHERNET (AoE) e pelo que vi, trabalhando com o GFS (Global
File System) que é nativo no RedHat, é possível ter uma partição de dados
compartilhada por muitos servidores e ter uma área de sitema operacional no
storage para boot comum a todos eles.

Esta seria uma solução ideal, pois eu poderia ter, digamos 2 servidores MX
gravando as mensagens na mesma área do storage e outros 4 servidores POP
lendo a mesma área para baixar mensagens, todos em load balance e fail over.

A questão ai é o compartilhamento comum de uma partição entre vários
servidores, o que é impossível sobre padrão iScsi.

Alguém na lista já teve experiências com GFS e este padrão AoE?