[GTER] QOS protocolos VOIP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon May 22 18:05:42 -03 2006

> Curiosidade, alguem ja chegou a experimentar com "controle da banda de
> entrada em funcao da banda de saida" ?

Há soluções comerciais que fazem isso, por exemplo as da Emerging
Technologies (http://www.etinc.com) e da Packeteer. Eu mesmo estou
trabalhando numas idéias "diferentes" de controle de tráfego para uso
num cliente ISP com princípios similares de controlar entrada através
de manipulação do tráfego de saída.

> Ou como Rubens falou, um CAR ou algo do genero na "ethernet inbound",
> por ilogico que pareca, para ver se o controle de congestao do TCP 'da
> uma freiada' no link WAN ?

Isso eu já testei e funciona. Não é o ideal, pq esse mecanismo requer
duas indireções nos stacks TCP até funcionar: a máquina na sua rede
demora mais para dar ACK num pacote, a janela na origem vai
estreitando até que chega num ponto da máquina transmissora deixar de
mandar um pacote, e aí o controle de banda terá tido efeito.

Em links da ordem de kbps como xDSL e navegação Web, esse mecanismo
nunca teve a eficácia que eu gostaria. Em parte porque as conexões
HTTP acabam sendo rápidas o suficiente para não reagir ao controle de
tráfego, em parte porque faltava massa agregada de conexões para que o
tratamento estatístico tivesse bom efeito.

Já em links de Mbps com muito P2P, funciona melhor. As conexões de P2P
são mais duradouras, e há mais conexões simultâneas.

> Para trafego TCP, ate deve ser possivel. Senao, como o Rubens falou,
> fica complicado, pois voce acaba pegando o problema "depois" dele ocorrer.

Só TCP, claro. UDP é o tipo de coisa que ou você bloqueia para o
usuário não ter interesse, ou deixa tudo passar sem controle de
tráfego algum. E na dúvida apresentada, é também onde está o VoIP,
então é um tráfego a ser deixado sem limitação. Nem precisa ser
reconhecido; UDP é tipicamente VoIP, DNS ou streaming.
Se streaming for uma quantidade relevante de tráfego UDP, bloquear as
portas UDP de streaming faz os players comuns chavearem para TCP, e as
outras portas pode-se assumir como merecedoras de grande
prioridade.(até que saia o próximo P2P que troque dados em UDP ao
invés de TCP; por enquanto UDP em P2P é usado apenas para localização
e controle)

Rubens