[GTER] QOS protocolos VOIP

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon May 22 17:37:17 -03 2006

Lao DanTong wrote:

> voip usa UDP em um conjunto de portas conhecidas. isso deve ser o
> suficiente para caracterizar o tráfego de voz.

Nao exatamente conhecidas "em geral", depende geralmente de configuracao
dos Gateways e etc e assim varia de um para outro, nao da para usar uma
regra "geral". Mas geralmente e' bem documentado.

> você também pode marcar os pacotes de voip na origem (imagino que voce
> esteja usando o asterisk, então pode usar o iptables para fazer isso na
> mesma máquina onde roda o asterisk).

Eu concordo, seria a opcao preferida em qualquer solucao, usar DiffServ
para marcar e priorizar o trafego, geralmente fornecedores especificos
tem markings recomendados especificos, mas para o Voice Path normalmente
e' sempre EF (no caso da Nortel, para sinalizacao, e' CS5 por exemplo).
So tem que ver se o seu provedor "preserva" DSCP, se voce quiser tratar
o inbound. Geralmente o DSCP e' setado pelos gateways mesmo na
configuracao mais 'simples'..