[GTER] QOS protocolos VOIP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon May 22 17:18:26 -03 2006

Independente de usar Linux ou Cisco IOS, o grande desafio para o que
você está querendo fazer é que eu imagino que o link saturado seja o
de entrada, não o de saída. Assim, não adiantaria você tentar driblar
o congestionamento por priorização, pois no seu link de saída tem
sempre banda sobrando.

Fora conversar com seu upstream sobre o que ele poderia fazer (em
geral nada, até pq ele quer é te vender mais banda), você pode tentar
mecanismos de controle de banda. Você sabe que tem 6 Mbps, então
limita P2P a (por exemplo) 3 Mbps. Isso deve melhorar a
disponibilidade de banda para suas aplicações críticas.

Só repare que como você quer controlar banda inbound, você tem que
controlar o fluxo que vai do seu roteador(Linux ou Cisco, tanto faz)
para sua rede, não do seu roteador para a Embratel. Parece estranho,
mas é assim mesmo: é esse fluxo que chega a 6 Mbps, não o que vai do
seu roteador para a Embratel. O roteador da Embratel te manda até 6
Mbps, e o seu manda até 6 Mbps da Embratel para sua rede. É evitar que
esse fluxo chegue até 6 Mbps o seu objetivo de controle de tráfego.

É claro que se esse roteador tiver outros tráfegos que não o de
Internet (DMZ, outras redes), você deve restringir o controle apenas
ao tráfego Internet. No caso do HTB, você pode criar um bucket de
alguns Mbps dentro do tráfego total de 100 Mbps, e classificar os
protocolos que desejar para dentro desse bucket.

Rubens