[GTER] PF - FTP em DMZ

Cristiano Maynart Pereira cpereira at unisc.br
Fri May 12 09:37:46 -03 2006

Gilberto,

	Você deve estar utilizando o ftp-proxy, correto?

	Para setar as regras corretas para o ftp-proxy funcionar no modo passivo, aconselho você utilizar o man do ftp-proxy (man ftp-proxy) que mostra as regras para a versão que você está utilizando, pois muda um pouco para cada uma. Nesta página que você enviou, é utilizado pelas versões mais antigas do ftp-proxy.

Por exemplo, se tiver utilizando a última versão, o pf.conf ficaria assim:

 In the NAT section:

       nat-anchor "ftp-proxy/*"
       rdr-anchor "ftp-proxy/*"
       rdr pass on $int_if proto tcp from $lan to any port 21 -> \
           127.0.0.1 port 8021

 In the rule section:

       anchor "ftp-proxy/*"
       pass out proto tcp from $proxy to any port 21 keep state

Nesta última regra, o $proxy é o endereço da sua interface externa.

Cristiano Maynart Pereira
cpereira at unisc.br