[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Thu May 11 12:18:41 -03 2006

Olá lista.

Eu uso maquinas linux para fazer controle de banda, prioridade de
trafego em alguns pontos da rede. Estas maquinas tem muitas regras
para controle de banda e firewall, assim em algumas maquinas, com
determinado tráfego, o uso de CPU fica em um nivel consideravel.

Assim eu gostaria de saber da experiencia/conhecimento de vocês sobre
quando a carga da cpu comeca a interferir no roteamento/controle , ja
que trafego de rede tem alguma caracteristica de tempo real, não
podendo ficar esperando processamento, ou pelo menos isto não é
desejavel .

Quando a maquina comeca a chegar próximo de 50% de utilização de cpu,
eu ja providencio a troca, mas não tenho certeza sobre se isto e um
bom valor, ou posso deixar ir a mais ?.. ou não posso deixar chegar a
tanto?

Resumindo, em que ponto o consumo da cpu comeca a interferir no
roteamento de pacotes ?

OBS:
A questao se refere somente a roteamento, supondo que a maquina não
hospeda nenhum servico, com excessao do ssh claro.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas