Re: [GTER] Contingência utilizando dois links

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed May 3 14:14:45 -03 2006

Se os IPs da Embratel e da outra tele apontam na prática para o mesmo
servidor, basta incluir as duas entradas no DNS:

www IN A IP-da-Embratel
www IN A IP-da-outra-tele

O próprio browser tratará de usar um IP que estiver no ar. O detalhe é
que isso acabará distribuindo as cargas entre os links, não apenas
usando o outro como contigência. Mas se o canal contratado for
similar, não há problema nisso.

Por precaução é importante também que os DNS sejam acessíveis através
dos dois backbones, o que pode ser feito como você tinha imaginado de
declarar IPs distintos no Registro.br.

Ah, e não esqueça de fazer policy-routing para que pacotes com IP
origem da Embratel saiam pelo link Embratel e correspondentemente na
outra tele.

Se você precisar mesmo que o link secundário seja contingência, a
saída pode ser reduzir o TTL do DNS para 0, o que vai evitar caches em
DNSs recursivos de outras redes, e através de scripts alterar qual IP
é publicado para o mundo.

Rubens