[GTER] Acesso via FastEthernet

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Mar 7 19:35:37 -03 2006

>    Quando o seu fornecedor de comunicações diz que está pensando em lhe
> fornecer o acesso em fast ethernet no seu próximo upgrade de link, ele
> pode entregar diretamente em, p.ex, 100BaseFX ? Posso descartar o router
> com suas interfaces WAN V.35 e tranformar uma máquina LNX ou BSD direto no
> meu roteador ?

Em geral os links de 100Mbps são entregues com interface 100BASETX,
par trançado mesmo... 100BASEFX não alcança a distância típica entre
cliente e POP da operadora, e gasta mais Hz/bps (ou seja: quantas
clientes podem compartilhar aquela fibra) do que as operadoras gostam.
O que acontece é que a operadora implanta um CPE na sua instalação que
acessa a fibra por algum protocolo rápido (SDH, PON, GigE)
compartilhando com os outros clientes, e oferece uma interface de 100
Mbps para você.

>    Estou em dúvidas se posso aposentar o Cisco e trabalhar diretamente numa
> interface fast ethernet + transceiver ou se é necessário manter o router e
> trocar a interface wan por algo compatível.
>    Alguém trabalha com uma situação parecida com esta ?

Pode sim. E você espetar a conexão num switch, também...
possibilidades de topologia não faltam. Vale reparar que o código de
roteamento do Linux e BSD tem algumas questões de escalabilidade que
podem requerer atenção, mas se você já tinha um no meio do caminho
antes, não ganhará nenhum novo problema.

Rubens