[GTER] Controle Trafego P2P

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Jun 28 08:30:00 -03 2006

Experimente usar o ipp2p (http://www.ipp2p.org/); ele controla os
protocolos que conhece em kernel-mode, o que o torna mais rápido. O
l7-filter é mais versátil e você deve continuar com ele, mas deixá-lo
para o que o ipp2p já não tenha reconhecido.

Outra alternativa é reverter o problema: passar a identificar os
tráfegos que estão oprimidos, priorizá-los e deixar o resto sem
prioridade. Você poderia reconhecer VoIP, por exemplo, e deixar o
resto do tráfego disputar a banda que restou; colocar regras como
"pacotes TCP ACK que tenham até 64 bytes e não mais" (--length 0:64)
para identificar os downloads feitos pelo usuários, algumas regras por
IP com servidores seus como DNS, SMTP e sites hospedados, e jogar o
resto numa vala comum que disputa 25-50% da sua capacidade de saída.

Rubens