[GTER] Balanceamento de trafego entre ASN com BGP?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Sat Jun 10 09:37:09 -03 2006

> Achei muito interessante esse quagga, andei lendo a documentação e fiquei
> empolgado.
> Estarei realizando um estudo de caso e se vocês quiserem eu mando quando
> estiver pronto.
>
> Eu não sei se vale a pena abrir um thread para issoporque eu quero evitar
> flames, mas pergunta: Segundo o que vcs têm visto, que SO/Distro tem sido
> usado para esse caso?

O caso citado pelo Danton é de uso do Quagga como gestor de BGP
apenas, com o forward sendo feito diretamente pelos roteadores (ou
seja, um route-server e não um router)... nesse caso, o mais usado é
exatamente o que tem em outros servidores, por facilidade de gestão.

Já se você colocar essa máquina numa função de firewall, o mais usado
é algum Linux, mesmo em BSD-shops, por causa dos recursos do
netfilter/iptables de tratamento de protocolos complexos. Já Distro
Linux eu tenho visto todas nessa papel; eu pessoalmente recomendo
aqueles que permitam fácil troca do kernel como Debian, Slackware e
Gentoo ao invés das mais travadas como RedHat e CentOS.

Rubens