RE: [GTER] tráfego VoIP barrado

Renato Frederick frederick at freebsdbrasil.com.br
Mon Jul 31 14:38:49 -03 2006

Marcelo, na verdade todo pacote trafegando dentro da vpn sofre overload, consumindo mais "banda" e processamento do hardware responsável pela criptografia.

A necessidade ou não de usar a VPN vai depender de cada caso. VoIP já utiliza uma quantia razoável de link, logo, ativar uma VPN deve ser estudado, prá não gerar os terríveis delays ou perda de pacotes, prejudicando a comunicação.

Tenho quase certeza que se seu link é LPCD, não há nenhuma cláusula impedindo uso de VOIP, como ocorre em ADSL :)

Abraços

---------
Renato Frederick
FreeBSD Brasil LTDA.