[GTER] Cluster Beowulf

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Mon Jul 31 10:50:21 -03 2006

2006/7/31, César Augusto Santiago <csantiagobr at gmail.com>:
> Bom dia,
>
> O motivo é que eu gostaria de criar uma maneira de permitir uma maior
> flexibilidade no crescimento de minha infraestrutura. Imaginei que
> seria mais simples posteriomente adicionar nodos par aumentar a
> capacidade de processamento e armazenamento. Que outra alternativa
> poderia utilizar? O que quer dizer com mudar radicalmente a
> arquitetura dos serviços?

Esta idéia de cluster e maquinas vituais e para alta disponibilidade,
você monta um cluster e roda N maquinas virtuais nele. A maquina
virtual X rodando na maquina real X, se você precisar fazer uma
manutenção programada na maquina X, é só migrar o processo dela para
a outra maquina, e desligar a maquina X, tudo continua funcionando sem
problema nenhum.

Mas não é possivel distribuir a carga de processamento entre as
maquinas, pelo menos não sem GRANDE perda da performance devido a
latencia de rede, e pelo que eu sei o esquema não é fault tolerant, ou
seja, você pode migrar o processo para outra maquina com tudo rodando,
se uma maquina real falha ele não consegue migrar para outra maquina
"on-the-fly". Se dar problema em uma maquina fisica, a maquina virtual
pendurada ali vai para o espaço.

O esquema da mudança de arquitetura é você ter programas FEITOS para
rodar em cluster beowulf, por que eles são feitos tendo em mente a
latência da rede.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas