[GTER] Appliance para pobres ;) (Qos, IPS, Http compression etc)

colognostrus_3000 at hotmail.com colognostrus_3000 at hotmail.com
Thu Jul 20 23:46:48 -03 2006

Olá amigos, boa noite.

Há tempos vendo tenho alguns problemas de controle de tráfego e comecei a
buscar soluções robustas no mercado e cheguei até appliances como PACKETEER
(www.packeteer.com) que é um belo QoS com acelerador e otimização e o BIGIP
Link Controller da F5 Networks (
http://www.f5.com/products/bigip/modules/index.html) que além de tudo é IPS,
QoS e ainda tem módulos de compressão HTTP.

Bom, agora voltando a atenção para o assunto da mensagem, vale citar que as
soluções acima podem variar de US$ 20.000 até US$ 40.000 doletas. Por isso
fiquei me perguntando, SERÁ QUE VALE TUDO ISSO MESMO?

Bom, minha intenção é montar um gateway "aplliance" igual a um BIGIP, para
pobres ;) baseado em software livre.

Os recursos dele seria basicamente:

1. Traffic Shapping e QoS

2. Controlde de tráfego " POR CONEXÃO " para evitar que os NET's com 8
Megabits estourem minha banda com downloads monstros. A intenção é limitar o
download por conexão em no máximo 512 kb/s

3. Compressão HTTP de arquivos usando GZIP e DAFLATE que é suportado por
todos os browsers modernos com controle por tipos de arquivos (html, xml,
js, doc, exe etc)

4. Otimização em tempo real de imagens. Acho que o UOL usa algo similar para
o acelerador.

5. IPS

Para o item 1 eu já li algumas mensagens aqui na lista e já tenho um NORTE,
mas para os outros itens ainda não sei quais seriam as ferramentas mais
apropriadas, então qualquer ajuda para meus testes seria muito válida.

Abs,
Luiz